Quem se interessa por plantas e cultivo, já deve ter percebido o efeito que diferentes temperaturas ou umidades interferem no crescimento das plantas. Quanto mais quente estiver o ar, maior será a necessidade de água. Já em relação à umidade, quanto mais úmido estiver o ar, menor será a necessidade de água da planta.

A sigla VPD de Vapor Pressure Deficit ou em português deficiência de Vapor pressão, significa dizer em unidade de pressão, que quanto maior esse valor, mais a planta irá transpirar e perder água, enquanto um valor próximo de 0 indica que a planta não irá transpirar.

O VPD normalmente varia entre 0 e 3 kPa, e possui valores de referência para cada estádio de desenvolvimento da planta. Por isso, não existe VPD ruim ou bom, mas sim VPD ideal para cada fase do ciclo.

A tabela abaixo indica os intervalos de VPD em relação a Temperatura (C˚) e Umidade (UR%) para o cultivo de plantas. Em azul é o intervalo para propagação, em verde é o intervalo de vegetação. Os demais intervalos coloridos, o ar fica mais seco e é ideal para o desenvolvimento de Tricomas em plantas aromáticas.

Em um próximo post, iremos explorar como manejar o VPD de acordo com a espécie e o período de crescimento, para obter os melhores resultados em termos de qualidade do produto cultivado.

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *